SEBRAE – DF Gestão de Sustentabilidade e Emissões de Gases de Efeito Estufa da Feira do Empreendedor

Com o tema “Qualidade de vida”, a 23ª Feira do Empreendedor 2015, realizada pelo Sebrae no DF, teve como objetivo fomentar a competitividade e a sustentabilidade em um ambiente propício à geração de negócios, informações e conhecimento, à troca de experiências e à cultura do empreendedorismo. Trata-se de um dos mais importantes eventos promovidos pelo Sebrae em todo o país.

Com o slogan “Empreender faz bem”, a Feira tem como públicos-alvo os empreendedores de pequenos negócios (micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e agricultores familiares), além de potenciais empresários e potenciais empreendedores.

Assim, a 23ª Feira do Empreendedor reuniu 14.516 visitantes, além de expositores, fornecedores, parceiros e patrocinadores, todos voltados para oportunidades de melhorias em negócios já estabelecidos e ideias para novos negócios oportunos e necessários à cadeia produtiva do DF e do país.

PARTNERS:

A elaboração do Inventário de GEE – Gases de Efeito Estufa da 23ª Feira do Empreendedor SEBRAE-DF foi um passo importante para que o SEBRAE-DF pudesse contribuir para o combate às mudanças climáticas, fenômeno crítico que aflige a humanidade e é sem dúvida o maior desafio deste século e que poderá determinar a continuidade da vida neste planeta.

Ao conhecer o perfil das emissões, a partir do diagnóstico, garantido pelo Programa Evento Carbono Zero do INCT (Gestão de GEE – Gases de Efeito Estufa), foi possível estabelecer estratégias, planos e metas para redução e gestão das emissões de GEE, engajando-se na solução desse enorme desafio para a sustentabilidade global.

A realização do Inventário de GEE também permitiu ao SEBRAE-DF visualizar oportunidades de planejar processos que garantiram eficiência econômica, energética e operacional do evento Feira do Empreendedor.

Além da Gestão de GEE, o INCT também implementou na Feira do Empreendedor o Plano de Sustentabilidade do Evento – PGRS Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental.

A metodologia do Programa Evento Carbono Zero é totalmente dinâmica e automatizada e toda pesquisa é realizada sem uso de papel – Zero Papel.

ASSESSORIA TURNKEY (CHAVE NA MÃO):

O INCT presta Assessoria Turnkey (chave na mão) sobre o SGGEE – Sistema de Gestão de Gases de Efeito Estufa que consiste em análise e acompanhamento das emissões de GEE desde a fase de concepção do evento e todo o processo de organização (pré-evento), estruturação das equipes de coleta e compilação dos dados durante o evento e desfazimento ou desmontagem do evento até o processo final de Plano de Adaptação/Mitigação, Plano de Sustentabilidade, PGRS – Plano de Gestão de Resíduos Sólidos e Plano de  Compensação das emissões de todas as fases que um evento de médio e grande porte produz.

INVENTÁRIO DAS EMISSÕES DE GEE DA FEIRA DO EMPREENDEDOR DO SEBRAE-DF

O inventário que o INCT desenvolveu para a Feira do Empreendedor do SEBRAE-DF, adotou o método GHG Protocol que é um padrão de quantificação de emissões do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU e a norma ABNT NBR ISO 14.064 – Parte I: Especificação e orientação a organizações para quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases de efeito estufa.

O Programa Brasileiro GHG Protocol é o principal padrão de reporte de emissões de GEE no Brasil e sua base de Registro Público possui mais de 1.100 inventários que estão publicamente disponíveis por meio do site:

https://www.ghgprotocolbrasil.com.br/inventarios?locale=pt-br

O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é a métrica que serve como base para um processo de gestão das emissões de GEE. O objetivo de todo o processo vai além de medir as emissões. Cremos que o grande legado da implantação do Sistema de Gestão de Gases de Efeito Estufa (SGGEE) está na conscientização da pegada de carbono para grandes públicos que frequentam os grandes eventos e claro, o aprendizado que fica para a equipe interna da instituição e, mais que isso, a adaptação e mitigação para as próximas edições e os resultados serão refletidos na gradual redução das emissões reportadas e nos indicadores dos inventários dos próximos eventos e o melhor de tudo, a compensação que o INCT desenvolve com foco no TBL – Triple Botton Line (Ambiental, social e econômico), sempre beneficia uma comunidade vulnerável da região onde é realizado o evento.

Equipe do SGGEE do INCT

1. ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA INVENTÁRIO DE SEBRAE/DF