Carbon Partners NET ZERO
Elaboração de Inventários de GEE – Gases de Efeito Estufa ou Inventários de Carbono em conformidade com a ABNT NBR ISO 14064-1. Estudo coordenado por Auditor Líder e com certificação de segunda parte pelo INCT CO2 Zero e estabelecimento da meta do NET ZERO.
O Programa tem como principal objetivo contribuir para a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa - GEE causadores do aquecimento global, estabelecer o NET ZERO corporativo ou governamental e gerar créditos de carbono, assim como:
- Implantar o Programa Gestor de Carbono em empresas, indústrias, instituições públicas: municípios e estados, colaborando com estes parceiros (Partners) na elaboração de planos de adaptação e mitigação de emissão de carbono (CO2) em conformidade com as metodologias GHG Protocol Green Gas House/IPCC-ONU/WRI/ICLEI, e normatização por meio da ISO 14064-1-2-3 que atende aos mais altos padrões normativos do mundo;
- Desenvolver planos de eficiência energética (energia renovável), gestão de resíduos, manejo e conservação florestal sustentável, geração de créditos de carbono, educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, dentre outros;
- Elaborar inventário de GEE – Gases de Efeito Estufa em conformidade com as resoluções estaduais como: CETESB (SP), INEA (RJ) e FEAM (MG), com desenvolvimento de planos de mitigação e adaptação, projetos de reduções certificadas de emissões de carbono para obtenção de créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões- RCE;
- Registro no Programa Brasileiro GHG Protocol: Um dos objetivos do Programa é assessorar as organizações no registro público de emissões de GEE no Programa Brasileiro GHG Protocol e alcançar o selo de registro público de emissões de carbono na base da FGV-Ces: www.registropublicodeemissoes.com.br
Objetivos do Programa Carbon Partners NET ZERO ®
- Capacitação de equipe interna na formação de Comitês de SGGEE – Sistema de Gestão de Gases de Efeito Estufa;
- Formação de Auditores Internos na Família ABNT NBR ISO 14064-1, 2 e 3;
- Auditoria Interna por meio da ISO 14064-1 (Inventário de GEE);
- Certificação de Segunda Parte;
- Acompanhamento dos Auditores Internos na Certificação de Terceira Parte na Família ABNT NBR ISO 14064;
- Inventário de GEE conforme metodologia GHG Protocol e ISO 14064-1;
- Capacitação na plataforma colaborativa de monitoramento da gestão de GEE (baseados em Cloud Computing);
- Plano de Adaptação/Mitigação e Gestão de Riscos em áreas críticas, desenvolvimento de estratégias e indicadores de monitoração de GEE;
- Desenvolvimento de projetos com parceiros internacionais de tecnologias de baixo carbono nas áreas de energia renovável, eficiência energética e gestão de resíduos sólidos;
- Implantação de Usinas de Biogás: biodigestores de tecnologia alemã que transforma o resíduo orgânico em energia elétrica, biogás e biofertilizante, Usina de Tratamento de resíduos sólidos que transforma o resíduo inorgânico em bloquete, paralelepípedo, telhas, bancos, tijolos, etc.;
- Desenvolvimento de gestão e tratamento de água e esgoto por meio de fitorremediação (SbN – Soluções Baseadas na Natureza) e educação ambiental com foco nos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
- Plano de Compensação: reflorestamento certificado por meio de plantio de árvores de mudas nativas conforme o bioma da região e/ou compra de Créditos de Carbono de Redução de Emissão Verificada (VER - Verified Emission Reduction) de projetos energia renovável, eficiência energética, biomassa ou REDD+ na região Amazônica.
Objetivos Específicos:
- Meta Net Zero com um cronograma transparente com definição de alcance até 2050 ou menos, incluindo metas intermediárias de ponto de controle;
- Metas de redução de emissões com base na ciência de curto e médio prazo, que se alinham meta líquida global Net Zero;
- Escopo e cobertura claros de pelo menos 95% das emissões para os escopos 1 e 2, bem como o máximo de abrangência de cobertura de emissões no escopo 3;
- Transparência na divulgação das mudanças de negócios essenciais para atingir as metas Net Zero;
- Planos de transição para todos os stakeholders afetados por mudanças de negócios;
- Análise de movimentação de capital atual e as planejadas, incluindo premissas de custos de commodities, modelagem, metodologias e caminhos climáticos que as empresas usaram para chegar a essas decisões.
Estamos no caminho certo para chegar a NET ZERO CARBON
Chegar ao NET ZERO CARBON exigirá que todos os governos e organizações – principalmente os maiores emissores como o Brasil – fortaleçam significativamente suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e tomem medidas ousadas e imediatas para reduzir as emissões de GEE agora. O Pacto Climático de Glasgow convocou todos os países e organizações a revisitar e fortalecer as metas de 2030 em suas NDCs para que cada organização possa se alinhar com a meta de temperatura do Acordo de Paris e, desta forma, verdadeiramente alcançarmos o NET ZERO CARBON.
Venha fazer um orçamento com o INCT, será uma grande honra, contate-nos: contato@inct.org.br
CERTIFICAÇÃO: SELO NET ZERO CARBON PARTNERS ®
Como estabelecer o NET ZERO CARBON?
O PROGRAMA NET ZERO CARBON PARTNERS® irá colaborar no acompanhamento/monitoramento da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC COMPROMISSO BRASILEIRO NO ACORDO DE PARIS) de governos, organizações ou pessoas, de forma personalizada, com foco na migração para uma economia de baixo carbono por meio de processos de descarbonização, normatização ISO e metodologias do IPCC/ONU plataforma Greenhouse Gas Protocol - GHG PROTOCOL, tudo isso agregado a implantação do SGGEE – Sistema de Gestão de Gases de Efeito Estufa que mitigará e neutralizará as emissões de GEE para o mais próximo possível de zero até o ano de 2050.
O objetivo é que governos, empresas, indústrias, prestação de serviços, pessoas, processos e produtos possam estabelecer a linha do tempo para o alcance da descarbonização (balanceamento da NDC através da neutralização das emissões de GEE) por meio da certificação (selo) NET ZERO CARBON PARTNERS®.
Como o INCT colabora para o alcance do NET ZERO CARBON?
A transição para um mundo NET ZERO CARBON PARTNERS® é um dos maiores desafios que a humanidade já enfrentou. Ela exige nada menos do que uma transformação completa de como produzimos, consumimos e nos movimentamos. O setor de energia é a fonte de cerca de três quartos das emissões de gases de efeito estufa no planeta hoje, sendo a chave para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas. A substituição da energia poluente a carvão, gás e petróleo por energia de fontes renováveis, como eólica, solar ou hidrogênio, reduzirá drasticamente as emissões de GEE - gases de efeito estufa.
O INCT possui know how de 12 anos com diversos ACT’s (Atestados de Capacidade Técnica) de entidades como OAB-PI - Ordem dos Advogados do Brasil Sucursal Piauí, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, TJDFT - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Sebrae-DF - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, FNP – Frente Nacional dos Prefeitos, dentre outras.
Assim, o INCT possui uma equipe altamente capacitada para conduzir os estudos e a implantação do SGGEE – Sistema de Gestão de Gases de Efeito Estufa no intuito de colaborar com governos, empresas, indústrias, pessoas, processos e produtos, além de efetuar a colação do selo NET ZERO CARBON PARTNERS®.
O esforço para atingir o NET ZERO CARBON é global?
Sim, uma coalizão crescente de países, cidades, empresas e outras instituições estão se comprometendo a chegar a emissões líquidas zero. Mais de 70 países, incluindo os maiores poluidores como China, Estados Unidos, União Europeia, Brasil que são responsáveis por cerca de 76% das emissões globais. Cada país estabeleceu sua meta NET ZERO, por exemplo, no Brasil em 2050, terá de estabeleceram metas científicas de 1.200 empresas alinhadas com o NET ZERO, inclusive o INCT, planeja que também haverá mais de 1.000 cidades, mais de 1.000 instituições de ensino e mais de 400 instituições financeiras aderindo à Race to Zero, comprometendo-se a tomar medidas rigorosas e imediatas para reduzir pela metade emissões até 2030.
Importante ressaltar que como a meta é global, as organizações que fazem parte do NET ZERO só irão transacionar com instituições que estão dentro do mesmo programa, caso contrário isso irá impactar no compliance das organizações.
A União Europeia já orienta seus mercados a transacionar com empresas focadas no compromisso de descarbonização NET ZERO. Venha fazer parte!
Como garantimos que os compromissos sejam transformados em ação?
O estabelecimento do compromisso NET ZERO CARBON PARTNERS® é acompanhado pela equipe de grandes especialistas em gestão de GEE do INCT, por meio de plataformas dinâmicas de inteligência artificial, que dará aos nossos clientes o poder da informação em tempo real (on line) para que eles possam tomar as decisões eficiente e eficazes na descarbonização rumo ao NET ZERO CARBON.
O programa ajuda a desenvolver padrões normativos fortes e claros para o alcance da redução das emissões de GEE e acelerar sua implementação e a colação do Selo NET ZERO CARBON.
INCT CO2 Zero que é registrado no SISNAMA – Sistema Nacional de Meio Ambiente / CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente por meio da Portaria nº 120 de 26 de abril de 2016 como entidade ambientalista da área de ciência, pesquisa, tecnologia, inovação e educação ambiental.