PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA“CORSO DE TERESINA NA PEGADA DO CARBONO”

O Corso de Teresina é uma das mais tradicionais manifestações carnavalescas do Piauí, e é considerado o maior desfile de carros alegóricos do mundo registrado pelo Guiness Book e movimenta mais de 400 mil famílias do Estado do Piauí e região nordeste.

O desfile tem origens que datam de 1940, com o nome original “Corso do Zé Pereira”, e ganhou popularidade nos últimos anos. Trata-se de um evento totalmente gratuito para que todos possam participar e atualmente é um evento que tem aproximadamente 500 mil participantes.

Nos anos de 2014 à 2016, adotando medidas de sustentabilidade, a Prefeitura de Teresina, através da SEMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tomou a iniciativa de iniciar a implantação do Sistema de Gestão de Gases de Efeito Estufa – SGGEE, por meio do  projeto “Corso na Pegada de Carbono” em parceria com Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT CO2 Zero).

PARTNERS (ODS-17):

Ao tomar consciência das emissões de GEE – Gases de Efeito Estufa por meio do estudo de carbono que o INCT CO2 Zero desenvolveu, a Prefeitura Municipal de Teresina deu um grande avanço ao preocupar-se com os impactos que um evento de tamanha grandeza tem sobre o meio ambiente, tomando a iniciativa de aderir ao programa de Gestão de GEE – “Pense e Compense”, que por meio do plano de compensação das emissões do Corso a prefeitura neutralizou os impactos do evento.

A combustão móvel proveniente dos veículos (caminhões do desfile) é a área de emissão mais visada no estudo e todos os veículos tiveram o ano, modelo e porte cadastrados para cálculo de emissões.

A regulagem dos caminhões foi mensurada por meio da parceria INCT e o SEST/SENAT, sendo que  17% dos veículos aferidos foram reprovados, ou seja, as emissões de gases de efeito estufa estavam acima dos valores estabelecidos para aquele modelo de veículo. Os veículos aprovados receberam um Selo Verde Educativo do INCT CO2 Zero, visando evidenciar os veículos que estavam com a manutenção em dia e dentro dos padrões estabelecidos.

O APAIXONANTE CORSO DE TERESINA-PI O MAIOR DESFILE DE CAMINHÕES DO PLANETA
Parceria INCT x SEST:SENAT
Saudoso Prefeito Firmino Filho que tinha um grande apreço pelo trabalho do INCT, o Secretário do Meio Ambiente Dr. Cleto Baratta e o Presidente do INCT Marcus Andrey em levantamento de pesquisa de GEE.
Entrega do CERTIFICADO “EVENTO CARBONO ZERO” ao Saudoso Prefeito de Teresina o Engº Firmino Filho pelo presidente do INCT Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sr. Marcus Andrey
Saudoso Prefeito de Teresina-PI Engº Firmino Filho com os alunos da Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro
Área de compensação ambiental do Bosque do Corso
Saudoso Prefeito Firmino Filho com os alunos da rede de ensino fundamental do município de Teresina-PI
Saudoso Prefeito Firmino Filho e o ilustre Secretário de Meio Ambiente Engº Agamenon Sérgio Pereira Bastos em plantio de compensação de GEE desenvolvido pelo INCT CO2 Zero

1. ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA INVENTÁRIO DE GEE – PREFEITURA DE TERESINA - PI