2030.Eco - Observatório ODS

O Brasil enfrenta desafios econômicos, sociais e ambientais concretos. Para combatê-los, o INCT colabora com a implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – Agenda 2030), colaborando com a definição de metas e prioridades para integrar os indicadores dos ODS nas empresas e ao PPA – Plano Plurianual de estados e municípios.

17 metas para transformar nosso mundo

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo à ação de todos os países – pobres, ricos e de renda média – para promover a prosperidade enquanto protegem o planeta. Eles reconhecem que a erradicação da pobreza deve ser acompanhada de estratégias que fomentem o crescimento econômico e atendam a uma série de necessidades sociais, incluindo educação, saúde, proteção social e oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que enfrentam as mudanças climáticas e a proteção ambiental. Mais importante do que nunca, os objetivos fornecem uma estrutura crítica para a recuperação do COVID-19.

“Precisamos transformar a recuperação em uma oportunidade real de fazer as coisas certas para o futuro.”

Secretário-Geral da ONU António Guterres

COVID-19 está espalhando o sofrimento humano, desestabilizando a economia global e revirando a vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.
A pandemia é um alerta sem precedentes , revelando profundas desigualdades e expondo precisamente as falhas que são abordadas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e no Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.
Aproveitando esse momento de crise, quando as políticas e normas sociais usuais foram rompidas, medidas ousadas podem levar o mundo de volta ao caminho dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Este é o momento de mudança, de uma mudança sistêmica profunda para uma economia mais sustentável que funcione para as pessoas e para o planeta.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são vitais para uma recuperação que leve a economias mais verdes e inclusivas e sociedades mais fortes e resilientes.

Agenda 2030 e o INCT

Para o INCT, a Agenda 2030 representa uma oportunidade sem precedentes para eliminar a pobreza extrema em nosso país e colocar o Brasil numa trajetória real de desenvolvimento econômico sustentável. Governos de todo o mundo já estão em estágios avançados de implantação deste importante mecanismo, principalmente neste momento de PANDEMIA, onde as comunidades vulneráveis e tradicionais são as que sofrem maior impacto e perdas significativas de vidas.

Este é o momento dos governantes e empresas agirem. O Programa Agenda 2030.Eco – Observatório ODS do INCT tem o objetivo de conscientizar como os ODS afetam as Políticas Públicas e os negócios – oferecendo as ferramentas e o conhecimento para colocar a sustentabilidade no centro das estratégias de governos e de empresas.

O programa tem a missão de implementar o Observatório de Políticas Públicas como instrumento dedicado à análise e compreensão da realidade de empresas, estados e municípios brasileiros, desenvolvendo soluções inovadoras no campo da gestão pública e empresarial, conectada com os desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, principalmente do ponto de vista de ESG – Environmental, Social e Governance (Meio ambiente, Social e Governança) e está relacionado às práticas que se preocupam com critérios socioambientais e éticas de forma sistemática na tomada de decisões.

Evironmental

Social

Governance

Produtos

1. Diagnóstico do contexto, das demandas e das prioridades locais.

2. Capacitação:

3. Identificação da complementaridade e convergência com outros planos e políticas já existentes, bem como com planos nacionais e regionais.

4. Planejamento estratégico para implementação das ações de ODS.

5. Implementação das ações elencadas.

6. Conscientização para apropriação do tema por parte da comunidade local.

7. Monitoramento e avaliação dos indicadores e melhoria.

Benefícios