Nossa História

O INCT CO2 Zero

Nossa história começa há mais de sete anos, quando no dia 10 de outubro de 2012 realizamos a Assembleia Ordinária de Fundação do INCT – Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação CO2 Zero com o apoio do  CDS – Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. O INCT CO2 Zero é uma OSCIP– Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – registro no Ministério da Justiça sob processo nº 08071.012094/2014-41 por atendimento a Lei 9.790/99. Devido a característica de desenvolvimento contínuo de pesquisas científicas e inovação, também atendemos ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação Lei 13.243/16 e estamos devidamente registrado na Receita Federal do Brasil sob o CNPJ 17.245.548/0001-02, sendo uma ONG – Organização não Governamental sem fins lucrativos.

 

O Auditor de normas ISO International Organization for Standardization e especialista em Governança Corporativa – Idealizador e Fundador do INCT CO2 Zero – Mr. Marcus Andrey Vasconcellos, apresentou pela primeira vez o Programa Pense e Compense na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio +20 e nascia assim uma OSCIP brasileira especializada em Gestão de Carbono, hoje conhecido internacionalmente como Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação CO2 Zero ou INCT CO2 Zero.

 

A Rede Brasileira do Pacto Global da ONU publicou matéria sobre o Programa Pense e Compense no CADERNO PACTO CLIMA (pág 55), onde projetos relevantes que estão acontecendo no Brasil foram publicados neste importante periódico que foi apresentado durante o Acordo de Paris na COP 21.

 

O Mr Vasconcellos foi convidado a proferir conferência: “Proposição de REDD+ para o Brasil: Programa Pense e Compense”, que foi realizado no dia 04 de dezembro das 15h30m às 17hs, sala 09 no Espaço Générations Climat – durante o Acordo de Paris na COP 21 e recebeu excelentes críticas pela estratégia e a metodologia do programa.

 

Mr. Marcus Vasconcellos na COP 21 proferindo conferência durante o Acordo de Paris – França 2015

 

O Idealizador 

 

O INCT CO2 Zero foi idealizado e fundado pelo Mr. Vasconcellos que sempre teve em seu DNA a ideia de inovar e colocar à disposição da sociedade brasileira um programa que pudesse conectar os diversos stakeholders para um objetivo comum de levar o desenvolvimento econômico sustentável para os locais mais remotos do nosso país.

 

CV Resumido Mr. Vasconcellos

Foco no legado positivo para as Futuras Gerações 

Com foco total em deixar mais um legado super positivo para as futuras gerações, o INCT CO2 Zero reúne um time de profissionais especializados, doutores e cientistas em Desenvolvimento Econômico Sustentável, e que fala a mesma “linguagem” das comunidades tradicionais e comunidades vulneráveis, e para além disso, temos a árdua missão de colaborar com todas as esferas de governo na implementação de Políticas Públicas, que se fazem urgentes, e com foco incondicional nas questões econômicas, pois sem os recursos financeiros necessários para resolver os graves problemas prioritários como saneamento básico, energia, mobilidade urbana, p&d, inovação, logística, modernização tecnológica, dentre outros, não haverá desenvolvimento econômico sustentável, mas sobretudo sem perder o foco nas questões sociais e as ambientais, e este tripé (TBL) não pode em hipótese alguma estar desassociado e integrados na Agenda 2030 – ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

O INCT CO2 Zero é registrado no CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente por meio da Portaria nº 120 de 25 de abril de 2016 como entidade ambientalista de pesquisa, educação, ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico sustentável. A instituição compõe também a CONAREDD+ Comissão Nacional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal com atuação na Câmara Consultiva do Pacto Federativo.

 

Somos especialistas em gestão de GEE – Gases de Efeito Estufa estudo normatizado pela família ABNT NBR  ISO 14064-1,2 e 3 / 14069, aliado ao uso de metodologias GEE Greenhouse Gas Protocol fornece padrões, orientações, ferramentas e treinamento para medir e gerenciar as emissões causadas pelo aquecimento climático que integra o IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, integrado ao Programa de Natureza Singular e Notória Especialização “Pense e Compense” do qual o INCT CO2 Zero desenvolveu e certificou estudos científicos e projetos de tecnologias de baixo carbono em instituições como: SebraeOABFNP Frente Nacional dos PrefeitosBanco do Brasil, Embrapa, Prefeituras, Indústrias de grande porte e grandes eventos.

 

Stand do INCT CO2 Zero no IV EMDS da FNP Frente Nacional dos Prefeitos – Brasília – DF – Ano 2016
Alan Carvalho – Piloto Carbono Zero
Mr. Vasconcellos em sala temática durante o IV EMDS – FNP – 2016

 

A Proposta de Valor que o INCT CO2 Zero vem praticando nestes nobres anos de existência, é de não medir esforços para colaborar com o desenvolvimento econômico regional nas comunidades tradicionais e vulneráveis do nosso país, colaborar com a geração de emprego e renda, principalmente com foco no aumento do índice de desenvolvimento humano (IDH) e a preservação ambiental com o devido respeito os acordos internacionais ora assinados pelo governo brasileiro como o Acordo de Paris, Bonn Challenger e a Agenda 2030/ODS.

 

 

 

A Sede do INCT CO2 Zero 

A sede do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação CO2 Zero fica localizado no SHS – Setor de Hotéis Sul  Quadra 06, Complexo Empresarial Brasil 21, Bloco A, Sala 501 – Asa Sul  Telefone +55 (61) 2107-9404 – CEP:70316-000 – Brasília DF.

 

Instalações:

Sala de reunião INCT CO2 Zero

 

Sala de atendimento do INCT CO2 Zero
Estações de trabalho em bancada – INCT CO2 Zero

 

Partners Concept Offices Complexo Empresarial Brasil 21 ao lado do Posto da Torre – Brasília – DF