Governança Corporativa

I – Governança e Compliance

O Sistema de Gestão Governança Corporativa do INCT CO2 Zero está organizado através de Unidades de Negócios e Unidades Operacionais que são suportadas por uma plataforma de Compliance e Accountability por meio mecanismo de melhores práticas de mercado, conforme gráfico abaixo:

 

Governança Corporativa e Compliance INCT CO2 Zero

II – Mapa da Estrutura da Governança Corporativa

A estrutura da Governança Corporativa do INCT CO2 Zero é composta pela Assembléia Geral, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal, e conta com o apoio de órgãos de assessoramento e comitês para assuntos de natureza estratégica,  conforme representado na figura abaixo:

 

Mapa da Governança INCT CO2 Zero

III – Identidade Corporativa

Missão: “Promover atividades de caráter científico, tecnológico e de inovação como mecanismo estratégico para fomentar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, e atuar sobretudo na conscientização da sociedade brasileira em relação a necessária compensação das emissões de GEE – Gases de Efeito Estufa (Pegada de Carbono), objetivando sobretudo, a continuidade de todas as formas de vida da ¹Biosfera terrestre para o bem estar da presente e das futuras gerações”.

 

¹Biosfera: (conjunto de todas as partes da Terra onde a vida é possível de modo permanente, e que abrange a atmosfera (troposfera), a crosta terrestre (litosfera), a água (hidrosfera)).

 

Visão: “Ser referência em pesquisas científicas, tecnológicas e soluções inovadoras para o desenvolvimento econômico, social e ambiental (TBL – Triple Botton Line ou 3BL).”

 

Valores:   Comprometimento com os stakeholders – Empreendedorismo TBL – Liberdade para Criar – Desenvolvimento Contínuo –  Ética e Compliance  – Responsabilidade Social.

 

Política da Qualidade: “Buscar a melhoria contínua no desenvolvimento de pesquisas, programas e projetos com foco no TBL por meio de compliance rigoroso que demonstre o ética total em respeito aos nossos stakeholders.”

 

Pacto Global da ONU – Organização das Nações Unidas: O Instituto CO2 Zero entrou para o sistema ONU em 2013 e adotou as diretrizes do Pacto Global.

 

 

INCT CO2 Zero signatário do Pacto Global da ONU

 

IV – Ciclo de Deming ou Ciclo PDCA

 

Adotamos o Ciclo de Shewhart, conhecido também como Ciclo de Deming ou Ciclo PDCA

que é a base metodológica do sistema de gestão utilizada pela maioria das Normas como a ISO 9001 – ISO 14001 – ISO 14064 – ISO 27001, entre outras. O Sistema de Gestão, do PDCA, conforme exemplifica a figura ao lado, objetiva internalizar uma metodologia pragmática para a ordenação dos requisitos gerenciais e estimular a melhoria contínua do sistema de gestão e do desempenho do INCT CO2 Zero.

 

PDCA ou Ciclo de Deming

 

V – Business Process Management BPM – Gestão por Processos

 

Adotamos uma visão sistêmica de gestão por processos, em inglês Business Process Management ou simplesmente BPM. É um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados do Instituto através da melhoria dos processos de negócio, alinhando processos de negócio com as necessidades dos clientes. Isto promove o negócio com efetividade e eficiência enquanto nos esforçamos para obter inovação, flexibilidade e integração com a tecnologia. O BPM procura obter a melhora dos processos continuamente. Isto pode no entanto ser descrito como otimização de processo.

 

O BPM permite ao Instituto maior eficiência e com maior capacidade de adaptações as mudanças e melhoria dos processos. Utilizamos métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

 

Macro processo INCT CO2 Zero – BPM

 

VI – Cadeia de Valor 

Um dos objetivos da estratégia de Governança Corporativa do INCT CO2 Zero é a integração dinâmica dos processos e os diversos stakeholders da Cadeia de Valor que por meio das plataformas tecnológicas utilizadas pela nossa organização, permite direcionar o foco de atuação nos seguintes eixos:

 

  •      Acelerar a transição para sociedade de baixo carbono;
  •      Aprimorar o entendimento da ciência das mudanças climáticas;
  •      Construir resiliência para a mitigação e adaptação ao fenômeno;
  •      Aumentar a conscientização da sociedade brasileira sobre esse desafio global.

 

Cadeia-de-Valor INCT CO2 Zero

VII – Modelo de Gestão Corporativa  

O modelo de Gestão Corporativa, definido na estrutura e os procedimentos utilizados, bem como os relacionamentos entre as diversas áreas e a gestão por processos do INCT CO2 Zero, atuam para que a instituição atinja os objetivos declarados na sua Visão servindo como referência a todos os nossos stakeholders (partes interessadas: Clientes internos e externos, parceiros, fornecedores, governo, comunidade, etc…).

 

Gestão Corporativa do INCT CO2 Zero

 

 

VIII – BSC – Balance Scorecard:

 

O BSC – Balance Scorecard é uma ferramenta que visa medir e gerenciar o desempenho do Instituto CO2 Zero, baseada em quatro perspectivas: financeira, clientes (externos e internos), processos e crescimento organizacional. Em cada uma dessas perspectivas são definidos os objetivos da organização, indicadores de sucesso, metas e plano de ação, unindo todo o planejamento e gestão em torno de um objetivo global.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_scorecard