A metodologia de MAPEAMENTO DE CADEIA DE VALOR pode ser aplicada a qualquer produto em diferentes biomas do Brasil, pois tem uma orientação interdisciplinar e depende sempre de construção participativa, por meio dos seguintes princípios:
PESQUISA APLICADA NA METODOLOGIA CADEIA DE VALOR: Realização de Pesquisas aplicadas ao levantamento, identificação, sistematização e formatação do Mapeamento de Cadeias de Valor por meio de construção coletiva, comunitária e participativa.
PRODUTO 2. FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES NA METODOLOGIA CADEIA DE VALOR: Realização de Treinamentos de Capacitação Técnica – capacitação técnica de Mapeamento de Cadeias de Valor baseada na construção coletiva, comunitária e participativa.
PRODUTO 3. TREINAMENTO, APLICAÇÃO E INDICAÇÃO DE SOLUÇÕES COM A METODOLOGIA CADEIA DE VALOR: Realização de Treinamentos de Capacitação Técnica com foco em soluções socioeconômicas para produtos (ou processos) da Agricultura Familiar, da Bioeconomia em geral, da Sociobiodiversidade oriundos de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT’s) ou de pequenas e médias empresas rurais.
Promover orientações de políticas comerciais, superação de entraves, estruturação de programas ou projetos de impacto na agregação de valor a produtos (ou melhoria de processos), de aumento da renda, de melhoria na qualidade de vida das populações, no âmbito da socioeconomia regional, estadual, municipal, territorial ou de comunidades locais.
A capacitação na metodologia de Cadeias de Valor poderá ocorrer por meio de treinamentos: palestras, oficinas, cursos de média ou longa duração, de maneira presencial, não presencial ou associando as duas modalidades, adequando-se às condições de participação intensiva do público beneficiário.
a aplicação das ferramentas contribui para selecionar, mapear, analisar e propor estratégias de melhorias de produtos para um grupo de produtores autônomos ou entidades comunitárias organizadas por meio de Associações ou Cooperativas, qualificando com conhecimento novo os produtores e demais atores.
contribui para promover a integração dos produtos em mercado privados e também de políticas públicas de apoio à comercialização para o fomento de cadeias de valor e negócios sustentáveis, aumentando a participação de produtos agrícolas locais: in natura, manufaturados, semimanufaturados, agroindustriais. Mercados como: Feiras Agrícolas; Atacadão de alimentos; Supermercados; Novos Clientes da Indústria ou Comércio.
em diversos municípios e Estados do Brasil.