Evento carbono zero

Um evento carbono zero tem emissões de gases de efeito estufa (GEE) mensuradas através do Inventário de GEE e compensação com ações sustentáveis durante ou após o evento, buscando minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente.

Programa Evento Carbono Zero

Sustentabilidade de eventos é tema estratégico para realizadores e organizadores de exposições, feiras, conferências, congressos, seminários, workshops, fóruns, festas, shows e festivais, eventos esportivos e eventos carnavalescos.

Por isso, o Programa Evento Carbono Zero desenvolvido pelo INCT tem o objetivo de dar visibilidade aos indicadores sociais, financeiros, ambientais, governança e compliance de seu evento, de forma ágil, confiável e transparente.

Para identificar e quantificar as fontes de emissões de GEE – Gases de Efeito Estufa das atividades de eventos como: consumo de energia elétrica, água, combustíveis, papel, papelão, madeira, plástico, o Programa Evento Carbono Zero do INCT, aplica metodologias e normas de padronização internacional capaz de mensurar as emissões de GEE originadas pelas atividades desenvolvidas durante os eventos e desenvolve planos de mitigação, adaptação, compensação e neutralização das emissões de eventos de pequenos, médios e grandes públicos em respeito a sociedade e ao meio ambiente.

“A elaboração de inventário é o primeiro passo para que a instituição ou empresa possa contribuir para o controle ao aquecimento global, fenômeno crítico que aflige a humanidade neste início de século. Conhecendo o perfil de emissões, a partir do diagnóstico do inventário, qualquer organização pode dar o passo seguinte, de estabelecer planos e metas para redução e gestão das emissões de gases de efeito estufa, engajando-se na solução desse enorme desafio que atinge o planeta” (FGV-GVces, 2009).

*FGV-GVces – FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – Centro de Estudos em Sustentabilidade

O INCT incentiva e orienta as instituições que organizam eventos a desenvolver ações mitigadoras por meio de execução de projetos sustentáveis em comunidades vulneráveis, melhoria do paisagismo de cidades, apoio à associações de catadores, plantio e reflorestamento de árvores ou compra de Créditos de Carbono de projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) que irá colaborar diretamente com a maior área de emissão de GEE do nosso Brasil que é o desmatamento e que consequentemente estará ajudando o país a cumprir o Acordo de Paris.

Benefícios do Programa

Módulos do Programa

Gestão de Carbono em Eventos

Gestão de Sustentabilidade em Eventos com Certificação ISO 20.121
Monitoramento de Condicionantes Ambientais

Instituições que Realizaram Evento Carbon Zero