ADAPTAÇÃO

Os impactos das mudanças climáticas

A adaptação aos impactos das mudanças climáticas refere-se ao processo de resposta aos incidentes dos efeitos as alterações climáticas. À medida que o clima da Terra continua a mudar, com o aumento das temperaturas, a alteração dos padrões de precipitação do nível do mar e a ocorrência de fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes, é crucial que os indivíduos, as comunidades, os governos e as empresas se adaptem urgentemente a estas mudanças para minimizar as consequências negativas e aumentar a resiliência. Aqui estão alguns aspectos-chave dos serviços de adaptação às mudanças climáticas desenvolvidas pelo INCT:

Infraestrutura

Resiliência da infraestrutura

Atualizar e conceber infraestruturas para resistir aos impactos das alterações climáticas, como o aumento do nível do mar no litoral brasileiro, contenção de encostas e morros urbanos e em estradas, a drenagem urbanas com a construção de galerias pluviais e instalação de bueiros inteligentes. Gestão de resíduos sólidos com implantação de usinas biomecânicas que transformam o RSU – resíduo sólido urbano em energia elétrica, biogás, biofertilizantes e materiais termoplásticos como: tijolo, telha, piver/bloquete, tubulação para redes de esgoto, etc., implementação soluções de infraestruturas verdes, como pavimentos permeáveis e telhados verdes, para reduzir o risco de inundações e problemas relacionados com o calor. Implementação de construções de bairros, cidades, edifícios e casas sustentáveis por meio da Certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design .

Gerência de água:

Urgência de soluções

  • IMPACTOS Resiliência Gerência Gestão da Hídrica Adaptação Agrícola Proteção Sistemas

Adaptar as práticas agrícolas às mudanças nas condições climáticas, incluindo alterações nas estações de cultivo, mudanças nos padrões de precipitação e aumento da frequência de eventos climáticos extremos. Desenvolvimento de variedades de culturas resistentes ao clima e técnicas agrícolas sustentáveis é fundamental para o processo de adaptação e podemos auxiliar as fazendas do agro a uma adaptação inteligente e sustentável.

Desenvolver estratégias de gestão da água para fazer face às mudanças nos padrões de precipitação, às secas e ao aumento das inundações. Isto pode envolver a construção de instalações de armazenamento de água da chuva, a melhoria da eficiência do uso da água e a implementação de práticas sustentáveis de gestão da água. Atender aos limites estabelecidos em legislação para a disposição do esgoto sanitário além de evitar multas por causa da poluição e contaminação das águas superficiais e subterrâneas, reduzindo os riscos de doenças relacionadas a má qualidade da água e os impactos no meio ambiente. A poluição difusa e pontual afeta diretamente os ecossistemas aquáticos, o desafio para mitigar este problema está em cessar as fontes poluidoras, porém, torna-se complexo devido as características específicas de regiões e municípios. Para contornar estes desafios, adotamos um modelo de gestão descentralizada para promover a melhorias de processos operacionais, que proporciona custos operacionais (OPEX) reduzidos por meio da gestão sustentável das águas.

A agroindústria tem como característica a grande dependência dos recursos hídricos, correspondendo a 80% do consumo de água se comparada com outros setores da indústria. Os produtos primários, transformados na agroindústria em subprodutos, em sua maior parte retornam para a produção de alimentos e outra parte é destinada para a indústria não-alimentícia, como a têxtil, calçados e produção de energia. A produção industrial, traz grandes benefícios para a economia, porém, as atividades apresentam alto potencial de impactar o meio ambiente. O mercado está em transformação, as metas globais como a redução das emissões de carbono e as exigências de medidas contra as mudanças climáticas passaram a ser requisitos na tomada de decisão de acionistas, investidores e clientes. Quem atua na agroindústria sabe da importância dos recursos hídricos, e a nossa proposta é auxiliar as empresas do setor a se adequarem, e alcançarem melhores resultados com a gestão da água.

Preservar e restaurar ecossistemas naturais, como florestas, zonas húmidas e mangais, que podem funcionar como amortecedores contra os impactos climáticos e fornecer serviços valiosos, como o sequestro de carbono e a prevenção de inundações.

Estabelecer e melhorar sistemas de alerta precoce para fornecer informações oportunas sobre eventos climáticos extremos, permitindo que as comunidades evacuem ou tomem medidas preventivas pode salvar muitas vidas em tempos que os efeitos das mudanças climáticas estão cada vez mais extremos e constante e quanto antes os municípios e comunidades se adaptarem ao novo cenário, mais vidas serão salvas.

O setor da mineração é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e tecnológico, os minerais extraídos das minas, tornam-se insumos base para a fabricação de produtos essenciais para o aumento da qualidade de vida das pessoas. A nossa proposta de uma mineração sustentável está pautada na conservação dos recursos hídricos e na proteção dos ecossistemas aquáticos. Por meio do desenvolvimento tecnológico, fornecemos produtos e serviços para a gestão das águas da mineração, atuando desde a lavra de minas ao beneficiamento do minério.

image
shape
Envolvimento

Envolvimento comunitário e educação por meio da Agenda 2030/ ODS

Aumentar a consciencialização sobre as alterações climáticas e os seus impactos nas comunidades para promover a compreensão e a cooperação na implementação de medidas de adaptação e incentivar a participação da comunidade no desenvolvimento e implementação de planos de adaptação é fundamental para salvar vidas.

Política e Governança na Adaptação as Mudanças Climáticas

Implementar e fazer cumprir políticas que promovam práticas resilientes às alterações climáticas e desencorajem atividades que contribuam para as alterações climáticas. Integrar a adaptação às alterações climáticas nos processos de planeamento locais, regionais e nacionais. A adaptação às alterações climáticas é um processo complexo e contínuo que requer colaboração a vários níveis, desde ações individuais, governamentais, até à cooperação internacional. Envolve uma combinação de investigação científica, desenvolvimento de políticas e envolvimento comunitário para construir um futuro mais resiliente e sustentável face a um clima em mudança.

© Copyright 2023 Lamark.digital